quinta-feira, 14 de abril de 2011

Prova Objetiva - Especialização para Docentes em Quimica - Redefor- Rede São Paulo de Formação Docente, UNESP, São Paulo Escola de Formação de Professores, Secretaria da Educação, Governo do Estado de São Paulo. FUNDAÇÃO VUNESP 02/04/2011, pesquisa no site VUNESP 13/04/2011.

PROVA Objetiva (FUNDAÇÃO VUNESP)-  Especialização para Docentes de Química- Havendo interesse em trabalhar em sala de aula com algumas das questões,pode solicitar o gabarito, publicado pela VUNESP, através do e-mail teodoricosergio@gmail.com
3 VNSP1101/05-EspDocQuímica 02/04/2011 - Pesquisa feita no site da Vunesp em 13/04/2011
Fundação Vunesp, REDEFOR Rede São Paulo de Formação Docente, UNESP, SÃO PAULO ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, SECRETARIA DA EDUCAÇÃO, GOVERNO DE SÃO PAULO
DISCIPLINA 1
01. Leia as afirmativas.
I. O fenômeno físico-químico envolvido na conservação
da carne pelo processo de salga é a diferença da pressão
osmótica existente entre o seu interior e a superfície
contendo sal.
II. A conservação da carne pelo processo de defumação envolve
a interação com produtos formados na combustão
completa de madeira.
III. Os primeiros pigmentos usados pelo homem primitivo
eram obtidos a partir de minerais coloridos, finamente
pulverizados e dispersos em meios diversos.
IV. No processo de salga, quando se coloca sal puro em contato
com a carne úmida, o sal parcialmente dissolvido na
superfície da carne forma uma solução com teor salino
mais baixo do que no interior da carne.
Das frases apresentadas, é falso o contido, apenas, em
(A) I e II.
(B) I e III.
(C) I e IV.
(D) II e IV.
(E) III e IV.
04. São contempladas nos Princípios do Atomismo de Demócrito
as seguintes ideias, exceto:
(A) os átomos são infinitos em número e essência, um para
cada tipo de elemento existente.
(B) as qualidades que os corpos possuem tais como cor,
sabor, odor, forma, são decorrentes de suas propriedades
intrínsecas.
(C) o cosmo é formado por um turbilhão de átomos de diferentes
formatos em movimento constante, regido pela
razão e necessidade.
(D) os átomos só têm propriedades geométricas, forma e
grandeza, como características intrínsecas.
(E) os choques entre os átomos podem levar à formação
de um corpo diferente, quando tiverem características
coincidentes.
05. Paracelso (1493–1541), alquimista e iatroquímico, considerava
que tudo era constituído por três elementos ou princípios,
que são:
(A) água, ar e fogo.
(B) enxofre, fogo e terra.
(C) mercúrio, enxofre e sal.
(D) sal, mercúrio e terra.
(E) ar, enxofre e mercúrio.
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06. Assinale a alternativa que aponta a contribuição científica de
George Ernst Stahl (1659–1736), médico e químico inglês,
para o desenvolvimento da Química como Ciência Moderna.
(A) Desenvolvimento da Teoria do Flogisto para explicar a
combustão.
(B) Descoberta do oxigênio, que denominou de “ar inflamável”.
(C) Estabelecimento da Lei da Conservação da Matéria.
(D) Síntese do ácido clorídrico, óxido nitroso, óxido nítrico
e dióxido de enxofre.
(E) Observação de que a combustão do hidrogênio fornece
água.
07. Químico inglês, influenciado pelo pensamento de Francis
Bacon, valorizou o papel da experimentação no estudo
dos fenômenos químicos. Em 1661, publicou o livro “The
Sceptical Chemist” (O Químico Cético). Trata-se de
(A) George Ernst Stahl.
(B) Stephen Hales.
(C) Henry Cavendish.
(D) Joseph Priestley.
(E) Robert Boyle.
08. Na época da Alquimia, as doenças estavam associadas à falta
ou excesso dos elementos que constituíam a matéria. A busca
pela cura das doenças também era uma prática alquímica.
Podem-se destacar duas ideias em relação à cura das doenças,
a “cura pelos contrários” e a “cura pelos semelhantes”. Essa
última ideia era defendia por
(A) Van Helmont.
(B) Paracelso.
(C) Lavoisier.
(D) Proust.
(E) Dalton.
09. Segundo a Teoria Enxofre-mercúrio, que postulava que todo
tipo de matéria era composta por proporções diferentes de
enxofre e mercúrio, o enxofre estaria associado à
(A) metalicidade.
(B) combustibilidade.
(C) melanosidade.
(D) mineralidade.
(E) plasticidade.
10. O livro Alchemia, de 1597, que sistematiza muitas informações
sobre Química, principalmente operações químicas
como, por exemplo, o preparo de ácidos e que se tornou um
marco importante para o desenvolvimento da Química, é de
autoria de
(A) Robert Boyle.
(B) René Descartes.
(C) Antoine-Laurent Lavoisier.
(D) Andreas Libavius.
(E) Joan Baptista Van Helmont.
DISCIPLINA 2
11. Anthony Carlisle e o químico William Nicholson (1753–1815)
montaram uma pilha, tentando reproduzir os resultados relatados
por Volta em carta ao Presidente da Royal Society.
Durante o funcionamento da pilha, observaram que quando a
corrente elétrica produz vida e circulava pela água, provocava
o desprendimento de gás em cada um dos terminais elétricos.
Os gases produzidos em cada um desses terminais, recolhidos
separadamente, posteriormente foram identificados como
sendo constituídos por moléculas de
(A) hidrogênio e oxigênio.
(B) oxigênio e gás carbônico.
(C) nitrogênio e hidrogênio.
(D) nitrogênio e oxigênio.
(E) gás carbônico e nitrogênio.
12. Assinale a alternativa que apresenta os cientistas associados
diretamente à evolução histórica da Tabela Periódica.
(A) Mendeleev, De Chancourtois, Wien, Lothar Meyer.
(B) Newlands, Mendeleev, Geiger, De Chancourtois.
(C) De Chancourtois, Newlands, Lothar Meyer, Mendeleev.
(D) Lothar Meyer, Newlands, Mendeleev, Goldstein.
(E) Mendeleev, Goldstein, Wien, Newlands.
13. A partir de estudos de deflexão dos raios catódicos em ampolas
desenvolvidas especialmente para esse fim, em 1897,
Thomson determinou a relação massa/carga do elétron, que
se mostrou ser, aproximadamente,
(A) mil vezes maior que a massa encontrada para um átomo
de hidrogênio em medidas de eletrólise.
(B) dez mil vezes maior que a massa encontrada para um
átomo de hidrogênio em medidas de eletrólise.
(C) igual à massa encontrada para um átomo de hidrogênio
em medidas de eletrólise.
(D) mil vezes menor que a massa encontrada para um átomo
de hidrogênio em medidas de eletrólise.
(E) dez mil vezes menor que a massa encontrada para um
átomo de hidrogênio em medidas de eletrólise.
5 VNSP1101/05-EspDocQuímica
14. Em 1913, ao explorar a composição dos raios canais, Thomson
desviou um feixe desses raios por campos elétricos e magnéticos
e mediu sua deflexão, fazendo-o incidir sobre uma placa
fotográfica colocada em seu caminho. Para o caso do neón,
Thomson observou dois traços de luz na chapa fotográfica,
que ele explicou como devido a átomos de néon com duas
massas atômicas diferentes, 20 e 22. Essa foi a primeira evidência
para a existência de
(A) elétrons.
(B) prótons.
(C) isótopos.
(D) nêutrons.
(E) isóbaros.
15. Em 1897, já era conhecida a relação carga/massa para o elétron,
determinada por Thomson. Em 1909, o físico americano,
Robert Andrews Millikan (1868–1953), determinou a carga
do elétron através da
(A) experiência de espalhamento de partículas alfa e beta
provenientes de uma amostra de rádio.
(B) experiência com gotas de água colocadas em uma ampola
de Crookes.
(C) experiência com gotas de óleo colocadas em uma ampola
de Crookes.
(D) medida da deflexão de um feixe de raios canais desviados
por campos elétricos e magnéticos.
(E) observação da queda de gotas de óleo carregadas através
de descarga de raios X.
16. Estudos dos raios canais, por métodos análogos aos empregados
nos estudos dos raios catódicos, mostraram que
(A) a natureza dos raios canais era dependente do gás contido
no interior do tubo.
(B) para campos elétricos e magnéticos de mesmas intensidades,
os desvios sofridos pelos raios canais eram muito
maiores que os dos raios catódicos.
(C) os raios canais não eram desviados por campos elétricos
e magnéticos em sentido oposto aos dos raios catódicos.
(D) a determinação da relação carga/massa dos raios canais
se mostraram muito maiores que para os raios catódicos.
(E) os raios canais eram melhor observados quando a pressão
interna do gás do tubo não era muito alta.
17. Com respeito aos raios X, descobertos pelo físico alemão
Wilhem Röntgen, em 1895, são feitas as seguintes afirmações.
I. Os raios X estudados por Röntgen foram obtidos em
ampolas de Crookes modificadas, contendo eletrodos
metálicos inclinados (anticatodo), localizados defronte
ao pólo negativo da ampola.
II. Um dos meios empregados por Röntgen para detectar a
produção dos raios X foi através da impressão de imagem
de objetos interpostos entre a fonte de raios X e o papel
fotográfico protegido da luz do ambiente.
III. Os raios X foram posteriormente identificados como
sendo radiações eletromagnéticas do mesmo tipo que a
da luz visível.
Está correto o contido em
(A) I, apenas.
(B) II, apenas.
(C) I e II, apenas.
(D) II e III, apenas.
(E) I, II e III.
18. Após a descoberta da radioatividade por Henry Becquerel,
em 1896, e o prosseguimento dos estudos sobre sua natureza,
constatou-se que a radioatividade natural podia envolver três
tipos de emissões. Duas dessas emissões são constituídas por
partículas eletricamente carregadas, uma com carga positiva
e outra com carga negativa. O terceiro tipo de emissão não
tem carga elétrica associada, o que foi comprovado por não
sofrer desvio por campos elétricos e magnéticos. Em relação
às emissões radioativas, pode-se afirmar corretamente que
(A) as emissões radioativas de carga negativa são constituídas
por elétrons emitidos pela eletrosfera do átomo.
(B) as emissões radioativas de carga positiva são constituídas
por prótons provenientes do núcleo do átomo.
(C) tanto as partículas positivas como as negativas emitidas
por um elemento radioativo são provenientes do núcleo
do átomo, acompanhando reações de transmutações
nucleares.
(D) as emissões radioativas sem carga elétrica associada
são constituídas por nêutrons provenientes do núcleo do
elemento radioativo.
(E) as emissões radioativas são provenientes da energia emitida
na destruição dos prótons e elétrons que constituem
os átomos de um elemento radioativo, em consequência
da atração elétrica entre cargas elétricas opostas.
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19. Os principais resultados da experiência de espalhamento de
partículas alfa (núcleos de hélio) por lâminas finas de ouro,
realizada por Rutherford, Geiger e Marsden, foram:
I. a quase totalidade das partículas alfa atravessavam a
lâmina de ouro sem sofrerem desvios da trajetória inicial;
II. apenas 1 partícula entre 20 000 sofriam desvios maiores
que 90º em relação à trajetória inicial;
III. um número extremamente pequeno de partículas alfa
refletiam de volta, em direção à origem, com ângulo
próximo a 180º (“ricocheteavam”).
Para explicar esses resultados, além do modelo proposto por
Rutherford para o átomo, outra possibilidade seria admitir um
núcleo de raio pequeno, formado por cargas negativas, com
as cargas positivas situadas a uma grande distância do núcleo.
Sabendo que a massa de um próton é cerca de 2 000 vezes a
de um elétron, assinale a alternativa que melhor expresse a
incompatibilidade do modelo alternativo de átomo nuclear
(núcleo negativo e raio pequeno, com cargas positivas a
grande distância do núcleo), com os resultados experimentais
obtidos por Rutherford.
(A) I, apenas.
(B) I e II, apenas.
(C) I e III, apenas.
(D) II e III, apenas.
(E) I, II e III.
20. Na Tabela Periódica proposta por Mendeleev, o conceito de
periodicidade empregado era a ordem crescente das massas
atômicas relativas dos elementos. Na Tabela Periódica usada
atualmente, o conceito de periodicidade adotado é o número
atômico de cada elemento. Essa mudança no conceito de
periodicidade foi decorrente dos trabalhos experimentais de
(A) Marie Curie.
(B) Joseph Thomson.
(C) James Chadwick.
(D) Ernst Rutherford.
(E) Henry Moseley.
DISCIPLINA 3
21. O hidróxido de alumínio reage com o ácido sulfúrico, produzindo
sulfato de alumínio e água, de acordo com a equação
a seguir.
Al(OH)3 + H2SO4 →Al2(SO4)3 + H2O
Acertando os coeficientes dessa equação com os menores
números inteiros possíveis, pode-se afirmar que
(A) o coeficiente do ácido é igual a 2.
(B) se tem para a água coeficiente igual a 2.
(C) a soma de todos os coeficientes é 12.
(D) os coeficientes são, respectivamente, 3, 2, 6 e 1.
(E) o oxidante possui coeficiente igual a 3.
22. As reações de combustão do carvão, da madeira, do etanol,
da gasolina, enfim, das substâncias combustíveis, de modo
geral, são espontâneas. No entanto, apesar de estarem em
contato com o oxigênio do ar e de se queimarem com alta velocidade,
nenhuma das substâncias mencionadas se extinguiu
da natureza por combustão espontânea. A explicação correta
para esse fato é que
(A) ocorre influência de catalisadores negativos nas reações.
(B) todas as reações envolvidas são endotérmicas.
(C) todas as reações envolvidas são exotérmicas.
(D) há necessidade de se fornecer energia de ativação para
as reações ocorrerem.
(E) há influência da baixa concentração de anidrido carbônico,
dificultando a ocorrência das reações.
23. Aquecer uma barra de ferro até o ponto de fusão, recolher
o líquido em uma forma esférica, são procedimentos que
podem ser adotados para a obtenção de uma bola de ferro. A
transformação é um exemplo de fenômeno
(A) químico, pois altera a forma da barra de ferro.
(B) físico, pois a substância continua sendo ferro.
(C) físico-químico, pois há alteração na forma da substância.
(D) é um fenômeno exotérmico.
(E) não é exemplo de fenômeno.
24. Quase toda a energia consumida no mundo deriva da queima
de petróleo, carvão ou gás natural, que são fontes energéticas
não renováveis e irão se esgotar a médio ou longo prazo. Uma
das alternativas para resolver o problema é o uso da biomassa,
matéria orgânica que, quando fermenta, produz o biogás, cujo
principal componente é o metano, CH4 . A queima do metano
se dá pela reação química representada pela equação
CH4(g) + 2O2(g) → CO2(g) + 2H2O(l) ΔH = –888 kJ/mol
Em relação a essa reação, pode-se afirmar que
(A) a reação de combustão do metano é exotérmica.
(B) a entalpia dos reagentes é menor que a entalpia dos
produtos.
(C) a variação de entalpia, nesse caso, indica que a quantidade
de calor absorvida é de 888 kJ/mol.
(D) na reação de combustão de 2 mols de metano são consumidos
1 776 kJ.
(E) a reação entre CO2(g) e H2O(g) a 888 K produz 1 mol de
metano.
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26. Considere a reação de neutralização total de ácido fosfórico
por hidróxido de bário, representada pela equação química
incompleta
H3PO4 + Ba(OH)2 → ............. + H2O
Complete a lacuna com o produto formado na reação e balanceie
a equação química completa, usando os coeficientes
estequiométricos adequados.
A alternativa que representa, adequadamente, os coeficientes
estequiometricamente corretos, na sequência de reagentes e
produtos definida na equação, é
(A) 2, 3, 3, 6.
(B) 2, 3, 1, 6.
(C) 1, 1, 3, 1.
(D) 1, 3, 1, 1.
(E) 1, 1, 1, 1.
27. A sequência de reações representadas pelas equações químicas
x KHCO3 M + CO2 + H2O
CO2 + Ba(OH)2 N + H2O
estará correta se x, M e N forem substituídos, respectivamente,
por
(A) 2, K2O e BaCO3.
(B) 1, K2O2 e Ba2C.
(C) 1, K2CO3 e Ba2CO3.
(D) 2, K2CO3 e Ba2HCO3.
(E) 2, K2CO3 e BaCO3.
28. O sistema de segurança usado em automóveis, conhecido
como air bag, em caso de acidente é acionado eletricamente
por um microprocessador. Ocorre desencadeamento de
reações liberando nitrogênio molecular gasoso, que infla
prontamente o saco plástico (air bag). Considerando que no
processo de funcionamento do air bag ocorrem as reações
representadas pelas equações químicas não balanceadas:
1. NaN3(s) → Na(s) + N2(g)
2. Na(s) + KNO3(s) → Na2O(s) + K2O(s) + N2(g)
observa-se que o nitrogênio apresenta, na sequência das reações
1 e 2, os seguintes números de oxidação:
(A) – 3, 0, + 3, 0.
(B) – 1/3, 0, + 5, 0.
(C) + 3, 0, – 3, 0.
(D) + 1/3, 0, + 5, 0.
(E) – 3, + 2, + 3, + 2.
29. Alguns alimentos, como cebola, por exemplo, contêm compostos
derivados do enxofre. Por isso, provocam escurecimento
nas lâminas de facas de ferro ao serem cortados. A
reação que provoca o escurecimento pode ser representada
pela equação
Fe(s) + H2S(aq) + 1/2 O2(g) → FeS(s) + H2O(l)
cor escura
Analisando essa reação, pode-se afirmar que
(A) o ferro sofreu oxidação e o enxofre, redução.
(B) o ferro ao se transformar em FeS recebeu dois elétrons.
(C) o oxigênio não sofreu variação do seu número de oxidação.
(D) o H2S não funciona como redutor nem como oxidante,
sendo apenas agente de precipitação de FeS(s).
(E) a reação de escurecimento do ferro não é de oxirredução,
pois não houve ganho nem perda de elétrons.
30. Considerando a reação representada pela equação química
2 NO(g) + O2(g) → 2 NO2(g)
efetuada à pressão e temperatura constantes, pode-se afirmar
que, durante a reação, permanecem constantes
(A) a massa total e o volume total do sistema.
(B) a massa total e o número total de moléculas.
(C) a massa total e o número total de átomos.
(D) o volume total e o número total de moléculas.
(E) o volume total e o número total de átomos.
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DISCIPLINA 4
31. A equação a seguir representa a equação de transformação de
ozônio em oxigênio comum.
2 O3 → 3 O2
Os números 2 e 3 que aparecem do lado esquerdo da equação,
antes da seta, representam, respectivamente,
(A) coeficiente estequiométrico e número de átomos da
molécula.
(B) coeficiente estequiométrico e número de moléculas.
(C) número de moléculas e coeficiente estequiométrico.
(D) número de átomos e coeficiente estequiométrico.
(E) número de átomos da molécula e número de moléculas.
32. As formigas apresentam uma sofisticada rede de comunicação
baseada na transmissão de sinais por meio de substâncias
voláteis, chamadas feromônios. O feromônio de alarme é
empregado, principalmente, na orientação de ataque ao inimigo,
sendo constituído, em maior proporção, pela 4-metil-
3-heptanona, além de outros componentes secundários já
identificados, tais como: 2-heptanona, 3-octanona, 3-octanol
e 4-metil-3-heptanol.
Os grupos funcionais presentes na estrutura da 2-heptanona
e do 3-octanol são, respectivamente,
(A) cetona; aldol.
(B) cetona; ácido carboxílico.
(C) R-COH; R-OH.
(D) R-CO-R; R-OH.
(E) R-C(OH)-R; R-COH.
33. De acordo com a IUPAC, o nome do composto da fórmula a
seguir é
H C 3 CH CH2 CH2 CH CH3
CH2
CH3
OH
(A) 5 – etil – 2 – hexanol.
(B) 3 – metil – 6 – heptanol.
(C) 5 – metil – 2 – heptanol.
(D) 2 – etil – 2 – hexano.
(E) 2 – cloro – 3 – metil hexano.
34. A cerveja é fabricada a partir dos grãos de cevada. Seu sabor
amargo deve-se à adição das folhas de lúpulo, que contêm
uma substância chamada mirceno, de fórmula
CH3 C CH CH2
CH3
CH2 C CH CH2
CH2
Essa substância pode ser classificada como
(A) álcool.
(B) hidrocarboneto.
(C) aminoácido.
(D) ácido carboxílico.
(E) aldeído.
35. A água oxigenada é uma substância que apresenta variada
utilização. Ela é usada como antisséptico e como alvejante.
Pode, também, ser utilizada em trabalhos de restauração de
quadros enegrecidos. Na presença de soluções ácidas de
permanganato de potássio, a água oxigenada decompõe-se
gerando oxigênio, sulfato de potássio, sulfato de manganês
e água. A equação que representa corretamente a reação é
(A) H2O2(aq) + 2KMnO4(aq) + 3H2SO4(aq) → O2(g) +
2MnSO4(aq) + K2SO4(aq) + 4H2O(l).
(B) H2O2(aq) + KMnO4(aq) + H2SO4(aq) → O2(g) +
MnSO4(aq) + K2SO4(aq) + H2O(l).
(C) 2H2O2(aq) + 2K2MnO4(aq) + 4H2SO4(aq) →3O2(g) +
2MnSO4(aq) + 2K2SO4(aq) + 6H2O(l).
(D) H2O2(aq) + KMgO4(aq) + H2SO4(aq) → O2(g) +
MgSO4(aq) + K2SO4(aq) + H2O(l).
(E) 2H2O2(aq) + 4KMnO4(aq) + 4H2SO4(aq) →7O2(g) +
2Mn2SO4(aq) + 2K2SO4(aq) + 6H2O(l).
36. O fósforo branco (P4) é uma substância muito empregada para
finalidades bélicas nas confecções de bombas incendiárias e
granadas luminosas. Ele é obtido pelo aquecimento, em forno
elétrico, de fosfato de cálcio, coque (carvão) e areia. As fórmulas
das espécies químicas que participam da reação de obtenção
do fósforo branco, na ordem citada anteriormente, são:
(A) Ca2(PO4)3; C; CaSiO3.
(B) Ca2(PO4)2; C; Ca2SiO3.
(C) Ca3(PO4)2; C4; Ca2SiO3.
(D) Ca2(PO4)2; C4; Ca2SiO2.
(E) Ca3(PO4)2; C; CaSiO3.
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38. Quando se escreve uma equação química podem-se usar
algumas ferramentas (símbolos) que permitem o melhor
entendimento de como a reação ocorre. A partir da mistura
de soluções aquosas de Na2CO3 e Ba(NO3)2, tem-se uma
sequência de reações descritas pelas equações de I a IV:
I. CO3
2(aq) + Ba2+ (aq) → BaCO3(s) DH º
form. = – 1216 kJ.mol1, 25 °C
II. BaCO3 (s) + H+(aq) + Cl(aq) → Ba2+(aq) + Cl(aq) + HCO3
(aq)
III. HCO3
(aq) + H+(aq) → H2CO3(aq)
D
IV. H2CO3(aq) H2O + CO2(g)
A partir das informações fornecidas nas equações que representam
a sequência de reações que ocorrem, pode-se afirmar
corretamente que
(A) carbonato de bário é solúvel em água.
(B) ácido carbônico decompõe-se com aquecimento.
(C) apenas a reação III é irreversível.
(D) todas as reações são reversíveis.
(E) a reação I é endotérmica.
39. Segundo a definição de Arrhenius, uma base (também
chamada de álcali) é qualquer substância que libera, única
e exclusivamente, o ânion OHem solução aquosa. Como
exemplos de substâncias classificadas como base têm-se:
NaOH, Al(OH)3, CuOH, Cu(OH)2 e NH3.
Os nomes dessas substâncias são, respectivamente,
(A) hidróxido de sódio, hidróxido de alumínio, hidróxido de
cobre(II), hidróxido de cobre(I), trihidreto de nitrogênio.
(B) hidróxido de sódio, hidróxido de alumínio(III), hidróxido
de cobre(I), hidróxido de cobre(II), trihidreto de nitrogênio.
(C) hidróxido de sódio, hidróxido de alumínio(III), hidróxido
de cobre(II), hidróxido de cobre(I), amônia.
(D) hidróxido de sódio, hidróxido de alumínio, hidróxido de
cobre(I), hidróxido de cobre(II), amônia.
(E) hidróxido de sódio, hidróxido de alumínio(III), hidróxido
de cobre(I), hidróxido de cobre(II), trihidreto de nitrogênio.
40. A fórmula N≡ N indica que os átomos de nitrogênio estão
compartilhando três
(A) prótons.
(B) elétrons.
(C) pares de elétrons.
(D) pares de nêutrons.
(E) pares de prótons.
Pesquisa feita no site da Vunesp em 13/04/2011
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2 comentários:

  1. olá, professor Sergio, adorei sua sugestão...valeu!
    profª Ana Maria

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  2. Interessante formar um banco de dados. O ideal é aproveitar questões já trabalhadas em Situações de Aprendizagem anteriores,nos cadernos, livros didáticos, texto de apoio e outras midias disponiveis. Encaixar uma questão dentro dos conteúdos que você está trabalhando em sala de aula naquele momento, vai contribuir para contextualização do ensino e aprendizagem.
    Para refletir:
    Quando o professor resiste ao uso dos cadernos, quais são os aspectos metodológicos utilizados pelo professor para garantir que o aluno tenha direito de se apropriar de todas as competências e habilidades presentes no caderno? Como garantir através dos livros didáticos e outras mídias com apoio dos cadernos a apropriação de todas as competências e habilidades presentes no caderno e prepará-lo para o ENEN,PROVA BRASIL, SARESP e Outras avaliações externas. Como adequar a metologis para alcançar esses indicadores.

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