terça-feira, 12 de abril de 2011

QUESTÕES A SEREM DISCUTIDAS DE QUÍMICA - Reflexão

QUESTÕES A SEREM DISCUTIDAS  DE QUÍMICA


1.      Sendo o  currículo da SEE focado nas habilidades e competências provenientes do contato dos alunos com seu cotidiano. Dê sugestões de instrumentos de aprendizagens pertinentes com a realidade dos alunos.

2.      O currículo aponta o desenvolvimento de habilidades e competências provenientes do contato do aluno com seu cotidiano. Como você as aproveitaria na elaboração de instrumentos de aprendizagem pertinentes a sua realidade?

3.      Quais estratégias você utilizaria para desenvolver no aluno a capacidade de reconhecer uma transformação química.

4.      Reflita sobre a importância da aula experimental no ensino de química e relate suas conclusões neste espaço.

5.      Como reconhecer que o aluno entendeu amplamente sobre o tema “transformação química”?

6.      que recursos você utilizaria para trabalhar a experimentação no ensino de química?

7.      Quando o professor resiste ao uso dos cadernos, quais são os aspectos metodológicos utilizados pelo professor para garantir que o aluno tenha o direito de se apropriar de todas as competências e habilidades presentes no caderno? Como garantir através dos livros didáticos e outras mídias com apoio dos cadernos a apropriação de todas as competências e habilidades presentes no caderno e prepará-lo para o ENEN, PROVA BRASIL, SARESP e outras avaliações externas?


8.      Qual a importância de se trabalhar evidencias de transformação química com os alunos?

9.      Qual a metodologia você utiliza para trabalhar o conteúdo proposto, respeitando o conhecimento prévio do seu aluno; quais foram os princípios que nortearam sua decisão?

10.   “Uma imagem vale mais do que 1000 palavras”. Refletindo sobre este dito popular, como você poderia despertar o interesse do seu aluno intercalando a teoria com o cotidiano?

11.  O currículo trata a química como ciência capaz de atuar na construção da cidadania, Como avaliarmos as mudanças de atitude dos alunos durante o ano letivo? E dos 3 anos do ensino médio; o que podemos esperar?

12.  considerando a contextualização e a experimentação com ferramenta no ensino de química, quais as possibilidades de aplicação na escola?

13.  Como a experimentação pode contribuir para a construção do conceito escolar científico trabalhado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário