quinta-feira, 27 de setembro de 2012


Recuperação contínua Etec 1º Adm,

9º Ano E.F  e 1º Ano  E.M ( Apenas Sugestão)

Olá Professores e Alunos

A maioria dos Alunos do 1º Ano do Ensino Médio ou que iniciam cursos técnicos no meu caso em particular como Professor da Etec M.Q.A.A ( Métodos Quantitativos Aplicados à Administração e Matemática Financeira) não possuem a formação básica necessária para trabalhar com dados estatística. Incluindo conteúdos e principalmente habilidades e competências na leitura e interpretação, fazer a transposição desses conhecimentos para a linguagem matemática, (transposiição de uma Situação de Aprendizagem na solução de uma situação problema semelhante), tem sido o grande desafio dos professores de todas as áreas. Houve uma diminuição na seleção o que é bem visto , pois aumenta as oportunidades, assim como um número maior de alunos estão entrando nos Cursos Técnicos Universidades ( inclusão), mas formação de maneira geral é baixa, com raras exceções. O grande desafio é incluir, mas manter qualidade, eficiência e eficácia. Para aumentar meus conhecimentos estou participando do Curso de Formação docência em Matemática e com a colaboração do PCNP de Matemática (DERO) e de Professores de Matemática dos setores que atuo diretamente,  conforme instrução do Professor Tutor fazer um a vivência na ATPC e em Sala de Aula (a tão falada transdisplinaridade, muito discurso e uma prática pobre na maioria de nossos pares. Resolvi trabalhar a Recuperação Contínua , Questão 07 1º Ano Ensino Médio, consta em Situações de Aprendizagem do 9º Ano Volume 2. Experimentem ( 9º Ano, 1º Ano EM, 2 º Ano EM. 3º EM.) faça um levantamento estatístico dos índices de acertos na sua U.E. Na primeira avaliação e na segunda avaliação os índices nas maioria da Unidades Escolares foi considerado baixo.

Faça suas criticas/ elogios. Melhore a vivência fazendo comentários e aplique, desde que já tenha trabalhado esta Situação de Aprendizagem.

 

01.  Dados organizacionais

Teodorico Sergio Rodrigues de Souza

Escola onde foi feito a Vivência.

EE  XP

Quantidade de turmas:

01 Turma 1º Ensino Médio 1º A

Turma /Ano/ Série  -

Turma 01  1º EM 1º A  “ Recuperação contínua Avaliação em processo”

Quantidades de Alunos

35

Disciplina - Matemática

 

Matemática - 1º ano E.M  - Recuperação Contínua  -  Questão 07 - Avaliação em  Processo (Sondagem ) . Questão aplicada pela segunda vez devido os baixos índices alcançados na primeira Avaliação Diagnóstica  ( Avaliação em Processo) realizada no  início do ano.  ( conteúdo 9º ano Volume 2 - Situação de Aprendizagem 1 e 2.

 

2. Conteúdos

Obs:Recuperação contínua - Avaliação em Processo 2ª aplicação - Questão 07 -  1º Ano Ensino Médio - Turma A.

Motivo da Recuperação Contínua: Como PCNP venho acompanhando a EE  XP  Os índices  da 1ª Avaliação em Processo foram muito baixo apenas 7 alunos acertaram  questão ou seja apenas 20% . Analisando os 7 acertos,  aluno por aluno , dois alunos confessaram ter acertado no “Chutomêtro”, caindo ainda mais a porcentagem real. Após 4 meses na 2ª Avaliação em Processo, apenas 8 alunos acertaram a questão. Sendo que estavam sendo avaliados as mesmas habilidades e competências, o avanço foi ínfimo.

Conteúdos:  Álgebra - Equação de 20  grau / Resolução e problemas / Propriedade Distributiva ( outros métodos).

Situação de aprendizagem 1  - Alguns métodos para  resolver equações de 20 grau.

Situação de aprendizagem 2 - Equações de 20 grau na resolução de Problemas com a utilização  com aplicação da propriedade distributiva.

Após correção da 2ª Avaliação em Processo com os mesmos conteúdos ( Habilidades e competências foi constato que não houve avanço efetivo durante os próximos quatro meses .

Conteúdos e Temas não apropriados de modo geral: alguns métodos particulares para resolver uma equação de 20 , desenvolvendo a propriedade distributiva  e deixar todos os termos no primeiro membro da equação igualando a zero.  Conforme solicitação dos alunos na Recuperação Contínua do 1º Ano E.M Turma A foi calculado a Equação de 20  grau desenvolvendo a fórmula de Bhaskara:;discussão da solução: número de raízes , relação entre coeficientes e raízes de uma equação.

Situação de Aprendizagem 2 - Equações de 20 grau na resolução de problemas.

3. Competências  e habilidades

A grande maioria não interpretou o enunciado de forma correta ( Contextualização).

Não compreendeu a linguagem algébrica na representação da situação  e do problema, dificuldade no desenvolvimento ( propriedade distributiva) até chegar na equação de 20  grau solicitada. ( fatoração ou Bhaskara)

Não interpretou que uma das soluções era utilizar a  Propriedade Distributiva  e deixar todos os termos no primeiro membro da equação igualando a zero. Dificuldade com a regra de sinais. A propriedade distributiva, igualar a zero e utilização em regra sinais vem persistindo até ao 3 0 Ano EM.  Verificar índices de acerto na SEE questão 07 no EM 1º Ano.

Competências e habilidades não apropriadas: compreender a linguagem algébrica na representação de situações que envolvam equações de 20, resolver problemas equações de 20  grau em problemas contextualizados.

4- Desenvolvimento das ações:

Após cumprimentar os alunos , criar uma clima favorável para o desenvolvimento da aula:

Hoje vamos rever o cálculo da área de um retângulo. Vamos iniciar nossa aula medindo nossa sala de aula. Utilizando uma trena, metro ou uma régua de 100 cm ( 1 metro) , com ajuda dos alunos calcular as medidas de comprimento e largura da sala de aula.

Comp. = 8 m larg . 7m. Área do Retângulo: comprimento x largura= m2

                       8x7= 56 m2

Após a apropriação desses conceitos básicos propor outra situação problema.

1.      Qual a área de uma sala de aula com as seguintes medidas 9m de comprimento por 4 m de largura?

9 m x 4m = 36 m2                   m x m = m2

 

Antes da próxima situação problema vamos rever a Regra de Sinais na multiplicação. Já colocamos várias vezes no quadro negro e os professores trabalharem em  séries anteriores.

Regra de Sinais na Multiplicação:      + .+ = (+)  ( Sinais iguais ( + )

                                                                               -  .  - = (+) ( Sinais iguais  ( + )

                                                                + . -  =  ( - ) ( Sinais diferentes ( - )

                                                                -  . + =  ( - )  ( Sinais diferentes ( - )

 

Avaliação:  Questão 1

Agora vamos calcular a área de um retângulo , incluindo uma incógnita (x) .

 

Observe o retângulo:

 

 

      (x -2) m

 

                            

 
(x+3)m
 

 

 


                   

 

 

 

 

 

 

 

A Área do Retângulo: 36 m2   

 A equação que relaciona as medidas dos lados do retângulo à sua área é:

(A)    X2  +  x + 1 = 0

(B)   X2  + x - 42 = 0

(C)   X2  + 2x +1 + 0

(D)  X2  + 2x - 41 = 0

(E)   X2  + x - 6 = 0

     Habilidade: Expressar problemas por meio de equações.

 

                  Esta  é uma questão relacionada a conceitos algébricos e cálculos de  área. Este é um contexto que permite trabalhar o conteúdo matemático integrando a álgebra e a geometria.

              O aluno indica corretamente a equação correspondente ao problema proposto e desenvolve a sentença. Solução através da propriedade distributiva.

              (x - 2) . ( x + 3 ) = 36   Obs:  A maioria dos alunos não observam que a área do

                                                      Retângulo é 36 m2

                      X2 + 3x - 2x - 6 = 36       Encontram dificuldade na propriedade distributiva

  ( - 36)   X2 + x - 6 = 36      (-36) Dificuldade :Utilizar a balança ou pelo método tradicional
              
           
 

                                                     

Obs: Os alunos solicitaram para  calcular a Equação de 20 grau e aplicar o método de substituição para dar significado a questão . As habilidades e competências exigidas para o aluno vai dar mais significado na construção do conhecimento.

Calculando a Equação de 20  pelo método  Bhaskara ( para reforçar a regra de sinais) , podendo ser utilizado outros métodos encontramos as raízes X1 = 6  e X2 = -7. Desprezando a raiz negativa , aplicamos o método de substituição x1 = 6 para dar mais concretude à situação problema.

X2  + x - 42 = 0            ou fazendo a substituição no retângulo   ( x+3  ) . ( X - 2) = 36

62  + 6 - 42 = 0                                                                                     ( 6 +3 ) . ( 6 - 2 ) = 36

                                                                                                                  9       .   4          = 36

5. Recursos

 

Gis, Quadro Negro, régua, trena, métro. “Pen” na sala de acessa. Apresentação de uma série de situações problemas diferenciados com aplicação no cotidiano.

 

36 + 6 - 42 = 0  

 

    

6. Formas de Avaliação

Questão 2

Calcule a área de um retângulo com as seguintes medidas

Comp. (x + 3)  m larg. (x -  1 )  m  ( Utilize o mesmo retângulo e troque as medidas)

Resolver a equação: x1 =  5,32

Método de Substituição

( x + 3 ) . ( x - 1 ) + 36

(5,32 + 3 ) . ( 5,32 - 1 ) = 36

     8,32      .  4,32 = 36    ( trabalhar multiplicação com decimais)

 

X2  + 2x - 39 =  0 ( trabalhar potência e multiplicação).

 

Questão 03

Observe o retângulo: Peça ao aluno para fazer  a substituição  no retângulo questão 01 por:

( x + 6 ) m . ( X - 4 )  m = 56  m2            A primeira impressão  é que área vai dobrar.

X2  + 2x - 4x -  24 = 56

X2  + 2x  - 24 = 56    ( utilizar a balança ou método tradicional conforme conhecimento prévio do aluno. Se a maioria conhecer o tradicional aplicar as duas fórmulas)

X2   + 2X - 80 = 0

Calculando a Equação x1  = 8        e     x2  + -10 ( descarta a raiz negativa)

X2  + 2x - 80 = 0

64 + 16 - 80 = 0

 

( x + 6) . ( x - 4) = 56

( 8 + 6 ( . ( 8 - 4 ) = 56

    14      .      4      = 56

 

Solução da Equação de 22  grau

X2  + 2 - 80 = 0

Sugestão: resolver pelo método Bhaskara,  para aprimorar a regra de sinais , bem como no 3º Ano do Ensino Médio vai facilitar para fazer uma revisão quando vamos trabalhar a Situação de Aprendizagem envolvendo Números Complexos ( Raiz Negativa)

Perguntas possíveis dos alunos:

A ) Aumentando o número que é adicionado a  X, após a aplicação da propriedade distributiva  o resultado das raízes gerada na equação de 20  vai aumentar.

B) Quando o valor do número adicionado a X   é menor , aplicando a propriedade distributiva , resolvendo a equação gerada de 20  , vai diminuir o valor de X. Desde que permaneça a mesma área.

C) Aumentando o valor da área, vai aumentar o valor de X e consequentemente o valor do comprimento.

X2  + x - 42  = 0  

       x1  = 6                    x2   = (-7)         ( pelo método de substituição  no retângulo:  x = 6)

x2 + 2x - 39 = 0           x1  = 5,32      ( Descarta a raiz negativa)

X2  + 2x - 89 = 0          x1  = 8           x2  (  - 10 )  Descarta a raiz negativa.

 

Se o aluno apropriar de todos os conceitos ( regra de sinais, propriedade distributiva, resolução da Equação de 20  grau Bhaskara , fatoração e  outras formas. O método de substituição quando possível da mais concreto na solução da situação problema.

 

Se o Professor conseguir que as habilidades e competências proposta na solução destas situações problemas , com certeza terá uma grande chance de aprender números complexos. ( as famosas raízes negativas).

Obs: Sou PCNP ,  tentei fazer com maiores detalhes possível , pois venho trabalhando esta Situação de Aprendizagem em vários ATPCs e acompanhando os Professores em sala de aula no 9º Ano Ensino Fundamental e 1º Ano Ensino Médio  na recuperação contínua , esses conteúdos já foram trabalhado pelos professores mas os resultados na avaliações é muito baixo.

Venho trabalhando com  os professores 9 º Ano E.F  do EM  1º , 2º e 3º Anos os indicadores demonstram que uma grande maioria continua com defasagens educacionais, com níveis de proficiência fora de sua série.

 
Faça seu comentário, se possível faça a postagem da solução de uma das equações de 2º grau utilizando a sua didática em sala de aula , com certeza irei aprender/apropriar, com sua metologia, venho trabalhando com as áreas de exatas o compartilhamento com os professores  tem prazeiroso.
Obs: Todos os Professores no ATPC sabiam resolver as questões propostas, mas tiveram dificuldade na transposição dos conhecimentos e habilidades,constução do conhecimento pelos alunos,  quando aplicado situações problemas semelhantes.
Lembramos apenas "SUGESTÃO"
Um abraço
Tedorico Sergio Rodrigues de Souza