segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Sugestão: Planejamento

Sugestão: Planejamento



Química -“Botando lenha na fogueira”

“Não adianta tapar o sol com a peneira ou usá-la como guarda-chuva”

“Você vai se queimar ou se molhar....... mexa-se..... mobilize-se”

“Precisamos de Políticas Públicas contínuas que contemplem a todos e a cada um” (Sergio Souza)

Obs: Não sei quantos por cento do pensamento é meu. Consultei Supervisores, Diretores, Coordenadores, Professores e Alunos. Demorou para chegarmos a um consenso. Assinei “Sergio Souza”  por acreditar que é verdade.

Você poderia melhorar?

Fique à vontade. A casa é sua. Dê sua opinião!

Para reflexão:

Quantas questões do ENEM 2012 constavam dos conteúdos no currículo SEE?

Com relação às  questões do ENEM  (Semelhante),você havia trabalhado em sala de aula dentro do currículo Oficial?. Havia questões semelhantes que são avaliadas no “SARESP” ?. Quantas questões você havia trabalhado em sala de aula que constavam no currículo oficial, ou em suas avaliações?

Leitura, interpretação e principalmente compreensão têm sido o grande problema de nossos alunos, da juventude em geral. Fazer a transposição dos conhecimentos e habilidades adquiridas, para questões que trabalham o mesmo conteúdo e habilidades trabalhadas em classe ou em pesquisas tem revelado um alto grau de dificuldade.

O ideal seria identificar e fazer um banco de questões por disciplina ( em grupos de trabalho em parte da ATPC) e   trabalhar nas avaliações bimestrais, conforme o ir e vir das Situações de aprendizagem do currículo em espiral da SEE.

Estou convidando aos professores para refletirem  sobre estas questões,  que fazem parte do ENEM. Nem sempre temos tempo de trabalhar, pois sempre deixamos para o 4º Bimestre e às vezes não dá tempo de chegar lá.É justo?

Utilizar livros didáticos, mídias diferenciadas, questões do “SARESP” , “ENEM” e outras avaliações internas e externas vai facilitar a apropriação de um processo de  ensino aprendizagem eficiente e eficaz. O ideal é utilizar essas questões desde as primeiras avaliações bimestrais após trabalhar as Situações de Aprendizagem. Todo esse processo de ensino aprendizagem só tem validade se o conteúdo, conhecimentos e habilidades, tenha sido trabalhado em sinergia com o  Currículo Oficial.

Parece fácil, mas não é. Mas não é impossível!

Um abraço, bom planejamento e um acompanhamento eficaz para possível adequação.

Teodorico Sergio Rodrigues de Souza - PCNP -