Química -“Botando lenha na fogueira”
“Não adianta tapar o sol com a peneira ou usá-la
como guarda-chuva”
“Você vai se queimar ou se molhar.......
mexa-se..... mobilize-se”
“Precisamos de Políticas Públicas contínuas que
contemplem a todos e a cada um” (Sergio Souza)
Obs: Não sei quantos por cento do pensamento é
meu. Consultei Supervisores, Diretores, Coordenadores, Professores e Alunos. Demorou
para chegarmos a um consenso. Assinei “Sergio Souza” por acreditar que é verdade.
Você poderia melhorar?
Fique à vontade. A casa é sua. Dê sua opinião!
Para reflexão:
Quantas questões do ENEM 2012 constavam dos
conteúdos no currículo SEE?
Com relação às questões do ENEM (Semelhante),você havia trabalhado em sala de
aula dentro do currículo Oficial?. Havia questões semelhantes que são avaliadas
no “SARESP” ?. Quantas questões você havia trabalhado em sala de aula que
constavam no currículo oficial, ou em suas avaliações?
Leitura, interpretação e principalmente
compreensão têm sido o grande problema de nossos alunos, da juventude em geral.
Fazer a transposição dos conhecimentos e habilidades adquiridas, para questões
que trabalham o mesmo conteúdo e habilidades trabalhadas em classe ou em
pesquisas tem revelado um alto grau de dificuldade.
O ideal seria identificar e fazer um banco de
questões por disciplina ( em grupos de trabalho em parte da ATPC) e trabalhar
nas avaliações bimestrais, conforme o ir e vir das Situações de aprendizagem do
currículo em espiral da SEE.
Estou convidando aos professores para refletirem sobre estas questões, que fazem parte do ENEM. Nem sempre temos
tempo de trabalhar, pois sempre deixamos para o 4º Bimestre e às vezes não dá
tempo de chegar lá.É justo?
Utilizar livros didáticos, mídias diferenciadas,
questões do “SARESP” , “ENEM” e outras avaliações internas e externas vai
facilitar a apropriação de um processo de ensino aprendizagem eficiente e eficaz. O
ideal é utilizar essas questões desde as primeiras avaliações bimestrais após
trabalhar as Situações de Aprendizagem. Todo esse processo de ensino
aprendizagem só tem validade se o conteúdo, conhecimentos e habilidades, tenha
sido trabalhado em sinergia com o
Currículo Oficial.
Parece fácil, mas não é. Mas não é impossível!
Um abraço, bom planejamento e um acompanhamento
eficaz para possível adequação.
Teodorico Sergio Rodrigues de Souza - PCNP -