terça-feira, 30 de abril de 2013

Contaminação de Solo fez piso de casa aquecer 80ºC - Gás Sulfídrico


É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática. (Paulo Freire)

“Não precisamos saber tudo, ou ser o melhor em tudo, mas precisamos evoluir sempre” A socialização e compartilhamento de saberes deve fazer parte de nossa prática. (Sergio Souza)

Quanto vale o conhecimento?

Apenas e somente sugestão: Material de apoio para trabalhar em ATPC, ou por área, e em sala de aula. Os indicadores aumentam quando o aluno tem conhecimentos prévios. “ O que o aluno sabe e o que deveria saber”.

Contaminação do solo fez piso de casa aquecer até 80ºC, em Maceió.

11:48 - 20/07/2012 Da Redação

Residência fica localizada na Ponta Grossa, em Maceió capital do Estado de Alagoas.

Residência fica localizada na Ponta Grossa, em Maceió capital do Estado de Alagoas.

O acúmulo de matéria orgânica e a contaminação do solo e da água foram os fatores apontados como responsáveis pelo superaquecimento do piso de uma casa localizada na Rua Marquês de Pombal, no bairro de Ponta Grossa, em Maceió. Um laudo do Instituto do Meio Ambiente, divulgado na manhã desta sexta-feira (20), atesta que os resultados das análises do material coletado comprovam que o vazamento de esgotos e fossas na região estão provocando uma reação química que libera calor.

O fenômeno, que foi sentido há cerca de duas semanas, intrigou especialistas e atiçou a curiosidade da população, quando os donos da casa revelaram que a temperatura do solo chegava a 80 graus Celsius.

A análise foi realizada por químicos, biólogos, engenheiros-químicos e geólogos do IMA e da Universidade Federal (Ufal). Em laboratório ficou constatada a presença de gás Sulfídrico em uma quantidade 400 vezes superior ao normal e uma grande quantidade de coliformes fecais, o que indica a contaminação do solo por esgotos e fossas da região. "Este gás se forma a partir de uma ação bacteriana resultante da decomposição de matéria orgânica. Ela é mais frequentemente encontrada em rios poluídos e estação de tratamento de esgoto", explicou o diretor técnico do IMA, Ricardo César Barros de Oliveira..

Segundo ele, toda a área de entorno da residência está contaminada, não sendo descartada a possibilidade da ocorrência de novos aquecimentos em outras moradias. Diante disso, o IMA vai encaminhar à Prefeitura Municipal uma recomendação para a instalação de canos que facilitem a dispersão do gás acumulado no solo, além de uma obra de saneamento básico em toda região para conter o vazamento de esgotos e fossas.

Os técnicos do IMA voltarão à residência na próxima segunda-feira (23), para a coleta de novas amostras do solo e da água, que também apresentou índice de contaminação.

Na última sexta-feira (13), equipes do Corpo de Bombeiros, do IMA, Defesa Civil Municipal e funcionários da Superintendência Municipal de Controle e Convívio Urbano (SMCCU) ficaram intrigados com o superaquecimento do piso da casa de propriedade de Ademir Pereira que, segundo ele, começou a elevar-se de forma misteriosa e chegou a atingir 80 graus.


 

 Atividade com os alun0


Material coletado foi analisado pelo IMA

·     Compartilhe

·     Imprimir

Sugestão: Atividades na ATPC e com os alunos: Apenas para reflexão.

1 -  Este texto sensibilizaria  os alunos da 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio de Química?

2 - A significância do texto provocaria um debate dos alunos com sua mediação? Como provocar esse debate?

3 - Havendo o debate, como você exploraria  a  explosão no “SHOPPNG PLAZA OSASCO” com um  elevado número de óbitos, traumatismos, sequelas e inúmeros traumas psicológicos

4 - Falamos muito de impactos  ambientais, no “SHOPPING CENTER NORTE” apesar do tremendo  impacto nacional  e do conhecimento das autoridades responsáveis, faltou muito pouco para acontecer um nova tragédia. As análises são confiáveis para as  construções  do complexo do ‘SHOPPING PIRITUBA”?  Favelas nas proximidades  com esgoto a céu aberto, acúmulo de lixo, e o eterno problema da despoluição do Rio Tietê.  Como ficaria essa decomposição? E o impacto no trânsito também vai repetir a mesma história que aconteceu com o “SHOPPING JK IGUATEMI”? Somente serão criados infraestrutura  após o término da obra, com a data da inauguração  marcada?

5 - Como fica a situação do Parque Villa Lobos ( Leopoldina/Jaguaré). Antiga usina da SABESP. Parte do parque já está interditada. As autoridades competentes não sabiam das péssimas condições do solo?

6 - Que  SD (Situação Didática) você utilizaria para contextualizar  esse texto, dando significado, fazendo a

H2S o gás da morte - Gás Sulfídrico
12 de julho de 2004
Um dos mais temidos agentes de riscos  encontrados em alguns campos de petróleo é o H2S. Também conhecido por Gás Sulfídrico, Gás de Ovo  Podre, Gás de Pântano etc. ele Pode originar-se de várias fontes e muitas vezes é resultante de processos de biodegradação. Por exemplo, a decomposição de matéria orgânica vegetal e animal. Este gás já foi o responsável por diversos acidentes, sendo alguns deles fatais, pois é extremamente tóxico e inflamável, exigindo vigilância permanente e um plano de controle de emergência específico. Em algumas plataformas os empregados mantêm máscaras de fuga, presas a sua cintura durante as 24 horas do  dia   e disponíveis para uso a qualquer momento . Nós seres humanos também produzimos H2S e o exalamos através da respiração ( 25 a 200 ppb) e do trato intestinal (25 ppm).
Na indústria do petróleo o H2S poderá estar presente nos reservatórios de petróleo e nos campos onde há injeção de água do mar. Pode ser resultante de mecanismos de dissolução de sulfetos minerais, da decomposição de compostos orgânicos sulfurados etc. Outra fonte de H2S tem sido atribuída a atividade da bactéria redutora de sulfato – BRS, no interior do reservatório..
A contaminação por BRS das instalações de superfície – planta de processo e tanques – e também dos oleodutos por estas bactérias aliada a condições favoráveis ao seu desenvolvimento pode resultar em geração de H2S, como resultado de seu metabolismo.  Condições do tipo: estagnação, anaerobiose (ausência de oxigênio), presença de nutrientes (fontes de enxofre, como o sulfato presente na água produzida e na água do mar) e temperatura adequada ao grupo de bactérias presente no meio favorecem o processo microbiológico. Este processo tende a ser mais intenso onde houver acúmulo de material sedimentável e borras.
Características
  • Muito tóxico 
  • Incolor
  • Mais pesado que o ar
  • Tem odor de ovo podre a baixas concentrações, mas inibe o sentido do olfato em concentrações elevadas.
  • Forma misturas explosivas com o ar
  • Ataca o aço e selos de borracha rapidamente
  • Também conhecido como gás sulfídrico e sulfeto de hidrogênio
Apesar do termo “gás” o H2S, que é solúvel em água, poderá estar na forma dissolvida e que, sob certas condições, é liberado para a atmosfera, sob a forma de gás. Este se for inalado, poderá causar danos à saúde dos seres vivos. Portanto, se o H2S está em contato com água, este também o conterá, liberando-o para a atmosfera.
Por ter densidade maior que a do ar, são esperadas concentrações mais elevadas nos pontos mais baixos.
Exposição prolongada ao H2S poderá acarretar perda da sensibilidade ao odor, de intensidade variável de acordo com a concentração do mesmo. Então, uma pessoa exposta ao H2S pode pensar que a concentração do gás está diminuindo, quando na realidade poderá estar aumentando. A susceptibilidade ao envenenamento pelo H2S varia de acordo com a concentração e o tempo das exposições a este gás.
Aonde poderá estar presente?
Pode ser encontrado em processos de produção, refino de petróleo, sistemas de esgoto, indústria de papel, águas subterrâneas e numa variedade de processos industriais. Locais onde haja estagnação de água com quantidades variadas de matéria orgânica / nutrientes e em ambientes contaminados com bactérias, estão sujeitos a processos de geração de H2S. Portanto, tanques de slop, tanques com água produzida parada por muitos dias, anel de incêndio com água estagnada que não foi clorada e parada por alguns meses, etc.
Outros compostos sulfurados que geram odores desagradáveis tais como mercaptans e sulfeto de dimetila também poderão estar presentes em concentrações variáveis juntamente com o H2S. Desta forma, somente uma medição confiável poderá indicar a gravidade da situação.
A própria água do mar, que apresenta diversos grupos de bactérias, entre elas as BRS e nutrientes, se for mantida em condições de estagnação por longo tempo, poderá apresentar teores de H2S perceptíveis ao olfato humano.

Quais são os efeitos danosos ao homem?

Os efeitos de um intoxicação com este gás são sérios, similar aos do monóxido de carbono  porém, mais intensos, e podem permanecer por um longo período de tempo podendo causar danos permanentes. Este gás tóxico paralisa o sistema nervoso que controla a respiração, incapacitando  os pulmões de funcionar, provocando a asfixia.
Abaixo, são apresentados os efeitos do H2S nos seres humanos de acordo com a concentração:
Obs.: os efeitos toxicológicos dependem da concentração, duração, frequência das exposições e das condições físicas individuais.
Concentração de H2S (ppm) partes por milhão - efeito nos seres humanos
  • 0,3 a 1,0 -  detectável pela maioria das pessoas pelo sentido do paladar, mais do que pelo do odor.
  • 3 a 5 - Facilmente detectável. Odor moderado
  • 8 Inicia processo de irritação dos olhos. Nível de exposição permissível para 8 horas de exposição
  • 20 a 30  - O dor forte e desagradável, mas não intolerável. Provoca tosse e imediata irritação dos olhos. Máxima concentração permissível para curto período de exposição (10 minutos por turno de 8 horas)
  • 50  - Pronunciada irritação dos olhos, garganta e pulmões, mas é possível respirar por alguns minutos.
  • 100 - Tosse, irritação dos olhos, perda do olfato após 2 a 5 minutos de exposição.
  • 200 - Inflamação nos olhos e irritação no sistema respiratório após uma hora de exposição
  • 500 Perda da consciência e possível morte em 30 minutos a uma hora.
  • 700 a 1000 - Inconsciência imediata, paralisação da respiração e morte. Poderá resultar em danos cerebrais permanentes.
  • 1000 a 2000 - Inconsciência instantânea, com parada respiratória e morte em poucos minutos. A morte poderá ocorrer mesmo se houver remoção para ambiente não contaminado. Ocorrem danos cerebrais
Como detectar o H2S?
Formas de detecção de H2S na atmosfera:
1.     Papel embebido em acetato de chumbo – qualitativo;
2.     Tubos colorimétricos (bombas multi-gas) – quantitativo com margem de erro de 25 a 35%;
3.     Equipamentos portáteis de detecção – para um tipo de g[as ou para até 5 tipos diferentes de gases (ex.: Five Star da MSA, GX 91 e GX 94 da Riken Keiki, Minigas 4 da Neotronics, entre outros;
4.      Sistemas fixos de detecção – são sensores com células eletroquímicas distribuídas estrategicamente em locais onde há possibilidade de ocorrência de H2S, levando-se em consideração que o H2S é mais pesado que o ar.
Formas de determinação de H2S em água:
1.     Papel embebido em acetato de chumbo – qualitativo;
2.     Determinação pelo método iodométrico – determina sulfetos totais;
3.     Determinação pelo método potenciométrico;
4.     Kits de análise de H2S
5.     Outros
O que fazer em caso de detecção de H2S?
1.     Havendo suspeitas ou detecção de H2S em algum ponto da instalação, deverão ser adotadas as seguintes orientações:
2.     Retirar-se do local e dirigir-se para local bem ventilado;
3.     Comunicar imediatamente a sala de controle; A sala de controle devera acionar imediatamente o técnico de segurança;
4.     O técnico de segurança deverá equipar-se com conjunto autônomo de respiração e detector portátil de gás para monitorar a presença do gás;
5.     Confirmada a presença do gás, e dependendo da quantidade, o técnico de segurança acionará o plano de ação específico para cada caso;
Primeiros socorros
1.     Equipar-se com conjunto autônomo de respiração;
2.     Avaliar o local do acidente;
3.      
Colunas Anteriores
Gestão sem lacunas - 12/4/2009
Calor em alto mar - 12/10/2006
5.     veja todas as colunas »
 
Cadastre-se já, por R$240,00 ao ano, e disponibilize informações sobre seus produtos e serviços para o maior mercado de Petróleo e Gas do país: a Bacia de Campos.
Siga as últimas novidades do ClickMacaé diretamente no Twitter.

Curta nossa página no Facebook

 


Dê a sua opinião, experimente em sala de aula. Clique em comentário. Dê sua opinião. Poderia ser utilizado na ATPC- Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo? O tema tem significado para os alunos, para trabalhar em sala de aula?

Sergio - PCNP - Química - Leia mais:  químicadeosasco.blospot.com.br

 

 

domingo, 21 de abril de 2013

Prevenção também se ensina - Um dever de todos.

 Prevenção também se ensina. Um dever de todos.
A AIDS, contaminação pelo vírus HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis voltaram a aumentar os índices de contaminação principalmente em jovens entre 13  a  21 anos  e na faixa etária acima de 55 anos. –  Atenção mais de duzentos alunos já votaram. Vote você também.
Após debate, reflexões, materiais de apoio, distribuição de camisinha, três filmes onde trabalhava gravidez precoce, drogas, assedio sexual, moral, valores, família, pedofilia e contaminação pelo vírus HIV, (AIDS). Foi solicitado um trabalho focando o tema acima e no final um Slogan com no máximo de duas linhas, que  viabiliza-se uma grande campanha nacional. Antes dos alunos votarem, as salas participaram de  uma micro palestra de 10 minutos sobre o tema.  As dez frases vencedoras foram: ( Vote em  apenas uma).
1 - Não troque uma vida por um breve momento.
2-  Sem camisinha não tem brincadeirinha.
2 - Camisinha é essencial em todas as idades e em qualquer lugar.
4 -Cuide-se! Ninguém pensa mais em você do que você mesmo! Use camisinha!
5 - Viva mais a vida, faça sexo seguro e tire um  peso de sua consciência.
6 - Informações  todos nos temos, o falta é o amor à vida. Previna-se.
7 -Cuide do seu maior patrimônio! Seu corpo, sua vida! Previna-se!
8 - Nem tudo que é bom tem que durar pouco. Mostre seu amor à vida, use camisinha.
9 - Toda atitude tem uma consequência: Certo! Portanto, só depende de você. Previna-se!
10 - Não troque sua vida por minutos de prazer. Seja inteligente e consciente. Use camisinha.
Escolha um slogan e faça um comentário (Clique comentário e vote na frase escolhida). De sua opinião. Após a apuração dos votos será desenvolvido um projeto em conjunto com os alunos das dez frases vencedoras.

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Carta de uma MÃE para sua FILHA.

EMOCIONANTE!!!
Carta de uma MÃE para sua FILHA.
“Minha querida menina, no dia que você perceber que estou envelhecendo, eu peço a você para ser paciente, mas acima de tudo, te...ntar entender pelo o que estarei passando. Se quando conversarmos, eu repetir a mesma coisa dezenas de vezes, não me interrompa dizendo: “Você disse a mesma coisa um minuto atrás”. Apenas ouça, por favor. Tente se lembrar das vezes quando você era uma criança e eu li a mesma história noite após noite até você dormir.
Quando eu não quiser tomar banho, não se zangue e não me encabule. Lembra de quando você era criança eu tinha que correr atrás de você dando desculpas e tentando colocar você no banho?
Quando você perceber que tenho dificuldades com novas tecnologias, me dê tempo para aprender e não me olhe daquele jeito...lembre-se, querida, de como eu pacientemente ensinei a você muitas coisas, como comer direito, vestir-se, arrumar seu cabelo e lhe dar com os problemas da vida todos os dias...o dia que você ver que estou envelhecendo, eu lhe peço para ser paciente, mas acima de tudo, tentar entender pelo o que estarei passando. Se eu ocasionalmente me perder em uma conversa, dê-me tempo para lembrar e se eu não conseguir, não fique nervosa, impaciente ou arrogante. Apenas lembre-se, em seu coração, que a coisa mais importante para mim é estar com você.
E quando eu envelhecer e minhas pernas não me permitirem andar tão rápido quanto antes, me dê sua mão da mesma maneira que eu lhe ofereci a minha em seus primeiros passos. Quando este dia chegar, não se sinta triste. Apenas fique comigo e me entenda, enquanto termino minha vida com amor.
Eu vou adorar e agradecer pelo tempo e alegria que compartilhamos. Com um sorriso e o imenso amor que sempre tive por você, eu apenas quero dizer, eu te amo minha querida filha.”
Ver mais