sábado, 23 de novembro de 2013

Só rezar não vai salvar


Só rezar não  vai salvar.

Uma senhora frequentava  todo dia a missa/culto  ás 7h00 da manhã . Observava a roupa  dos participantes,  o penteado e outras “coisitas” mais. Às 19h00 da noite lá estava ela novamente observando no momento que as pessoas  “ajoelhavam”, se a sola do sapato não estava furada, a roupa já velha,  a saia curta. Cinco minutos antes de terminar, saia ia para a pracinha e ficava “tricotando a vida dos outros”.  Olha aquela lá: Quando ajoelhou por pouco não mostrou as calcinhas e olha as pernas cheias de “celulite” ( talvez ela tenha olhado para as suas pernas), o sapato da “Fulana” estava quase furado, e   “Cicrana” vem  na missa/culto para encontrar com o marido das outras. Fique de olho neste padre/pastor além de tudo ele só quer dinheiro.

Livre arbítrio: Deus deu o poder da escolha (Se você acreditar em Deus). Ela escolheu muito trabalho. Levantava às 6 horas ia a missa da missa  para trabalho no final da tarde  ia a missa novamente, Escolheu também o poder e a maldade. Apenas trabalhar, pagar suas contas, presentear esperando um agradecimento ou fazendo eternas cobranças, não significa que não pratique a maldade. Muitas vezes a pele do tigre está por baixo da pele de cordeiro aparente.

A única certeza na vida  é a morte. Um dia  esta “Senhora” fez a “passagem”, foi para o outro mundo, morreu”.

Chegando lá do outro lado do mundo, uma porta  enorme toda entalhada em tons escuro , abriu lentamente , neste instante aparece o “Diabo” com um sorriso nos lábios.

A “Senhora” toda imponente disse: Diabo, o que você está fazendo aqui no “Céu”.

Moral da história: Não adianta só “rezar”, “ajoelhar”, frequentar uma igreja seja qual for. É preciso doar, compartilhar, participar, fazer realmente o bem, estudar, reciclar,  buscar seus objetivos. Caso contrário você vai para o “inferno”. “PQP” que decepção.

 Em minhas avaliações é preciso “rezar”, “crer que você pode”, mas ”Deus”, se você acreditar,  quer também uma doação sua: “Estudar”, participar das aulas. Do contrário  se você não for um gênio sua avaliação  vai para o inferno.

Reflita: Carlitos ( Charles Chaplin) era “ateu”. Hitler apregoava que era “religioso”.          
  • Cada um tem de mim exatamente o que cativou, e cada um é responsável pelo que cativou, não suporto falsidade e mentira, a verdade pode machucar, mas é sempre mais digna. Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida e viver com intensidade. Perder com classe e vencer com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve e a vida é muito para ser insignificante. Eu faço e abuso da felicidade e não desisto dos meus sonhos. O mundo está nas mãos daqueles que tem coragem de sonhar e correr o risco de viver seus sonhos.
    Charles Chaplin
     
     

    A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.


     

     

    Reflexão:

     

    Apenas para reflexão: O texto  pode não ser verdade, pois não existe um verdade absoluta.

     

    O que significa ser humano?

     

    O homem é um animal racional (Aristóteles  384 - 322 A.C). Existe racionalidade absoluta?

     

    O homem é um cadáver adiado ( Fernando Pessoa 1888-935). Acrescentaria: ambulante, errante e criador.

     

    Ninguém nasce perfeito ( Paulo Freire). Qual nossa responsabilidade para torna-lo próximo da perfeição?

     

    A cultura, o conhecimento e o trabalho é o nosso capital. (Sergio Souza). Como  fazer para que os jovens, adultos e “velhos”,” terceira idade”, “melhor idade”, futuridade, acreditem?

     

    A evolução deve ser uma constante em nossas vidas (Sergio Souza). Deus,  Diabo, Céu, inferno, outras vidas , cultura, educação, compromisso, compartilhamento?

     

    “Botando Lenha na fogueira”

     

    “Não adianta tapar o sol com a peneira ou usá-la como guarda-chuva”

     

    “Você vai se queimar ou se molhar .........mexa-se .........mobilize-se”

     

    Precisamos de Políticas Públicas contínuas que completem a todos e a cada um”. (Sergio Souza)

     

    Faça uma reflexão. !!!!!!!! O texto merece sua reflexão?

     

    Nosso aluno está preparado para discutir esse texto?

    “Não precisamos ser o melhor em tudo,  o primeiro em tudo. Mas precisamos evoluir sempre” (Sergio Souza).

    Nem sempre o “certo” é certo para aquele momento, mas sempre haverá um momento para dizer a verdade. (Sergio Souza)

    “Na maioria das vezes nosso discurso é muito rico, mas nossa prática é pobre”. Paulo Freire sempre alertou: Feliz o dia em que nossa prática, aproxime-se o máximo possível de nosso discurso.

     

    Clique em comentário  e dê sua opinião. Melhore o texto, corrija.

     

    quimicadeosasco.blogspot.com

    Teodorico Sergio Rodrigues de Souza

     

     

     

     

     

     

     

     



     Prevenção também se ensina. Um dever de todos.

    A AIDS, contaminação pelo vírus HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis voltaram a aumentar os índices de contaminação principalmente em jovens entre 13  a  21 anos  e na faixa etária acima de 55 anos. –  Atenção mais de duzentos alunos já votaram. Vote você também.

    Após debate, reflexões, materiais de apoio, distribuição de camisinha, três filmes onde trabalhava gravidez precoce, drogas, assedio sexual, moral, valores, família, pedofilia e contaminação pelo vírus HIV, (AIDS). Foi solicitado um trabalho focando o tema acima e no final um Slogan com no máximo de duas linhas, que  viabiliza-se uma grande campanha nacional. Antes dos alunos votarem, as salas participaram de  uma micro palestra de 10 minutos sobre o tema.  As dez frases vencedoras foram: ( Vote em  apenas uma).

    1 - Não troque uma vida por um breve momento.

    2-  Sem camisinha não tem brincadeirinha.

    2 - Camisinha é essencial em todas as idades e em qualquer lugar.

    4 -Cuide-se! Ninguém pensa mais em você do que você mesmo! Use camisinha!

    5 - Viva mais a vida, faça sexo seguro e tire um  peso de sua consciência.

    6 - Informações  todos nos temos, o falta é o amor à vida. Previna-se.

    7 -Cuide do seu maior patrimônio! Seu corpo, sua vida! Previna-se!

    8 - Nem tudo que é bom tem que durar pouco. Mostre seu amor à vida, use camisinha.

    9 - Toda atitude tem uma consequência: Certo! Portanto, só depende de você. Previna-se!

    10 - Não troque sua vida por minutos de prazer. Seja inteligente e consciente. Use camisinha.

    Escolha um slogan e faça um comentário (Clique comentário e vote na frase escolhida). De sua opinião. Após a apuração dos votos será desenvolvido um projeto em conjunto com os alunos das dez frases vencedoras. Escreva sua frase para esta campanha nacional.



     

    terça-feira, 5 de novembro de 2013

    Recuperação continua : Ensino Méido: 1º, 2º e 3º ano e Cáculos Financeiros Ensino Técnico.



    Recuperação contínua Etec 1º Adm,


    9º Ano E.F  e 1º Ano  E.M ( Apenas Sugestão)


    Olá Professores e Alunos


    A maioria dos Alunos do 1º Ano do Ensino Médio ou que iniciam cursos técnicos no meu caso em particular como Professor da Etec M.Q.A.A ( Métodos Quantitativos Aplicados à Administração e Matemática Financeira) não possuem a formação básica necessária para trabalhar com dados estatística. Incluindo conteúdos e principalmente habilidades e competências na leitura e interpretação, fazer a transposição desses conhecimentos para a linguagem matemática, (transposiição de uma Situação de Aprendizagem na solução de uma situação problema semelhante), tem sido o grande desafio dos professores de todas as áreas. Houve uma diminuição na seleção o que é bem visto , pois aumenta as oportunidades, assim como um número maior de alunos estão entrando nos Cursos Técnicos Universidades ( inclusão), mas formação de maneira geral é baixa, com raras exceções. O grande desafio é incluir, mas manter qualidade, eficiência e eficácia. Para aumentar meus conhecimentos estou participando do Curso de Formação docência em Matemática e com a colaboração do PCNP de Matemática (DERO) e de Professores de Matemática dos setores que atuo diretamente,  conforme instrução do Professor Tutor fazer um a vivência na ATPC e em Sala de Aula (a tão falada transdisplinaridade, muito discurso e uma prática pobre na maioria de nossos pares. Resolvi trabalhar a Recuperação Contínua , Questão 07 1º Ano Ensino Médio, consta em Situações de Aprendizagem do 9º Ano Volume 2. Experimentem ( 9º Ano, 1º Ano EM, 2 º Ano EM. 3º EM.) faça um levantamento estatístico dos índices de acertos na sua U.E. Na primeira avaliação e na segunda avaliação os índices nas maioria da Unidades Escolares foi considerado baixo.


    Faça suas criticas/ elogios. Melhore a vivência fazendo comentários e aplique, desde que já tenha trabalhado esta Situação de Aprendizagem.


     


    01.  Dados organizacionais


    Teodorico Sergio Rodrigues de Souza


    Escola onde foi feito a Vivência.


    EE  XP


    Quantidade de turmas:


    01 Turma 1º Ensino Médio 1º A


    Turma /Ano/ Série  -


    Turma 01  1º EM 1º A  “ Recuperação contínua Avaliação em processo”


    Quantidades de Alunos


    35


    Disciplina - Matemática


     


    Matemática - 1º ano E.M  - Recuperação Contínua  -  Questão 07 - Avaliação em  Processo (Sondagem ) . Questão aplicada pela segunda vez devido os baixos índices alcançados na primeira Avaliação Diagnóstica  ( Avaliação em Processo) realizada no  início do ano.  ( conteúdo 9º ano Volume 2 - Situação de Aprendizagem 1 e 2.


     


    2. Conteúdos


    Obs:Recuperação contínua - Avaliação em Processo 2ª aplicação - Questão 07 -  1º Ano Ensino Médio - Turma A.


    Motivo da Recuperação Contínua: Como PCNP venho acompanhando a EE  XP  Os índices  da 1ª Avaliação em Processo foram muito baixo apenas 7 alunos acertaram  questão ou seja apenas 20% . Analisando os 7 acertos,  aluno por aluno , dois alunos confessaram ter acertado no “Chutomêtro”, caindo ainda mais a porcentagem real. Após 4 meses na 2ª Avaliação em Processo, apenas 8 alunos acertaram a questão. Sendo que estavam sendo avaliados as mesmas habilidades e competências, o avanço foi ínfimo.


    Conteúdos:  Álgebra - Equação de 20  grau / Resolução e problemas / Propriedade Distributiva ( outros métodos).


    Situação de aprendizagem 1  - Alguns métodos para  resolver equações de 20 grau.


    Situação de aprendizagem 2 - Equações de 20 grau na resolução de Problemas com a utilização  com aplicação da propriedade distributiva.


    Após correção da 2ª Avaliação em Processo com os mesmos conteúdos ( Habilidades e competências foi constato que não houve avanço efetivo durante os próximos quatro meses .


    Conteúdos e Temas não apropriados de modo geral: alguns métodos particulares para resolver uma equação de 20 , desenvolvendo a propriedade distributiva  e deixar todos os termos no primeiro membro da equação igualando a zero.  Conforme solicitação dos alunos na Recuperação Contínua do 1º Ano E.M Turma A foi calculado a Equação de 20  grau desenvolvendo a fórmula de Bhaskara:;discussão da solução: número de raízes , relação entre coeficientes e raízes de uma equação.


    Situação de Aprendizagem 2 - Equações de 20 grau na resolução de problemas.


    3. Competências  e habilidades


    A grande maioria não interpretou o enunciado de forma correta ( Contextualização).


    Não compreendeu a linguagem algébrica na representação da situação  e do problema, dificuldade no desenvolvimento ( propriedade distributiva) até chegar na equação de 20  grau solicitada. ( fatoração ou Bhaskara)


    Não interpretou que uma das soluções era utilizar a  Propriedade Distributiva  e deixar todos os termos no primeiro membro da equação igualando a zero. Dificuldade com a regra de sinais. A propriedade distributiva, igualar a zero e utilização em regra sinais vem persistindo até ao 3 0 Ano EM.  Verificar índices de acerto na SEE questão 07 no EM 1º Ano.


    Competências e habilidades não apropriadas: compreender a linguagem algébrica na representação de situações que envolvam equações de 20, resolver problemas equações de 20  grau em problemas contextualizados.


    4- Desenvolvimento das ações:


    Após cumprimentar os alunos , criar uma clima favorável para o desenvolvimento da aula:


    Hoje vamos rever o cálculo da área de um retângulo. Vamos iniciar nossa aula medindo nossa sala de aula. Utilizando uma trena, metro ou uma régua de 100 cm ( 1 metro) , com ajuda dos alunos calcular as medidas de comprimento e largura da sala de aula.


    Comp. = 8 m larg . 7m. Área do Retângulo: comprimento x largura= m2


                           8x7= 56 m2


    Após a apropriação desses conceitos básicos propor outra situação problema.


    1.      Qual a área de uma sala de aula com as seguintes medidas 9m de comprimento por 4 m de largura?


    9 m x 4m = 36 m2                   m x m = m2


     


    Antes da próxima situação problema vamos rever a Regra de Sinais na multiplicação. Já colocamos várias vezes no quadro negro e os professores trabalharem em  séries anteriores.


    Regra de Sinais na Multiplicação:      + .+ = (+)  ( Sinais iguais ( + )


                                                                                   -  .  - = (+) ( Sinais iguais  ( + )


                                                                    + . -  =  ( - ) ( Sinais diferentes ( - )


                                                                    -  . + =  ( - )  ( Sinais diferentes ( - )


     


    Avaliação:  Questão 1


    Agora vamos calcular a área de um retângulo , incluindo uma incógnita (x) .


     


    Observe o retângulo:


     


     


          (x -2) m


     


                                


     
    (x+3)m
     


     


     



                       


     


     


     


     


     


     


     


    A Área do Retângulo: 36 m2   


     A equação que relaciona as medidas dos lados do retângulo à sua área é:


    (A)    X2  +  x + 1 = 0


    (B)   X2  + x - 42 = 0


    (C)   X2  + 2x +1 + 0


    (D)  X2  + 2x - 41 = 0


    (E)   X2  + x - 6 = 0


         Habilidade: Expressar problemas por meio de equações.


     


                      Esta  é uma questão relacionada a conceitos algébricos e cálculos de  área. Este é um contexto que permite trabalhar o conteúdo matemático integrando a álgebra e a geometria.


                  O aluno indica corretamente a equação correspondente ao problema proposto e desenvolve a sentença. Solução através da propriedade distributiva.


                  (x - 2) . ( x + 3 ) = 36   Obs:  A maioria dos alunos não observam que a área do


                                                          Retângulo é 36 m2


                          X2 + 3x - 2x - 6 = 36       Encontram dificuldade na propriedade distributiva


      ( - 36)   X2 + x - 6 = 36      (-36) Dificuldade :Utilizar a balança ou pelo método tradicional
                  
            

     


                                                         


    Obs: Os alunos solicitaram para  calcular a Equação de 20 grau e aplicar o método de substituição para dar significado a questão . As habilidades e competências exigidas para o aluno vai dar mais significado na construção do conhecimento.


    Calculando a Equação de 20  pelo método  Bhaskara ( para reforçar a regra de sinais) , podendo ser utilizado outros métodos encontramos as raízes X1 = 6  e X2 = -7. Desprezando a raiz negativa , aplicamos o método de substituição x1 = 6 para dar mais concretude à situação problema.


    X2  + x - 42 = 0            ou fazendo a substituição no retângulo   ( x+3  ) . ( X - 2) = 36


    62  + 6 - 42 = 0                                                                                     ( 6 +3 ) . ( 6 - 2 ) = 36


                                                                                                                      9       .   4          = 36


    5. Recursos


     


    Gis, Quadro Negro, régua, trena, métro. “Pen” na sala de acessa. Apresentação de uma série de situações problemas diferenciados com aplicação no cotidiano.


     


    36 + 6 - 42 = 0  


     


        


    6. Formas de Avaliação


    Questão 2


    Calcule a área de um retângulo com as seguintes medidas


    Comp. (x + 3)  m larg. (x -  1 )  m  ( Utilize o mesmo retângulo e troque as medidas)


    Resolver a equação: x1 =  5,32


    Método de Substituição


    ( x + 3 ) . ( x - 1 ) + 36


    (5,32 + 3 ) . ( 5,32 - 1 ) = 36


         8,32      .  4,32 = 36    ( trabalhar multiplicação com decimais)


     


    X2  + 2x - 39 =  0 ( trabalhar potência e multiplicação).


     


    Questão 03


    Observe o retângulo: Peça ao aluno para fazer  a substituição  no retângulo questão 01 por:


    ( x + 6 ) m . ( X - 4 )  m = 56  m2            A primeira impressão  é que área vai dobrar.


    X2  + 2x - 4x -  24 = 56


    X2  + 2x  - 24 = 56    ( utilizar a balança ou método tradicional conforme conhecimento prévio do aluno. Se a maioria conhecer o tradicional aplicar as duas fórmulas)


    X2   + 2X - 80 = 0


    Calculando a Equação x1  = 8        e     x2  + -10 ( descarta a raiz negativa)


    X2  + 2x - 80 = 0


    64 + 16 - 80 = 0


     


    ( x + 6) . ( x - 4) = 56


    ( 8 + 6 ( . ( 8 - 4 ) = 56


        14      .      4      = 56


     


    Solução da Equação de 22  grau


    X2  + 2 - 80 = 0


    Sugestão: resolver pelo método Bhaskara,  para aprimorar a regra de sinais , bem como no 3º Ano do Ensino Médio vai facilitar para fazer uma revisão quando vamos trabalhar a Situação de Aprendizagem envolvendo Números Complexos ( Raiz Negativa)


    Perguntas possíveis dos alunos:


    A ) Aumentando o número que é adicionado a  X, após a aplicação da propriedade distributiva  o resultado das raízes gerada na equação de 20  vai aumentar.


    B) Quando o valor do número adicionado a X   é menor , aplicando a propriedade distributiva , resolvendo a equação gerada de 20  , vai diminuir o valor de X. Desde que permaneça a mesma área.


    C) Aumentando o valor da área, vai aumentar o valor de X e consequentemente o valor do comprimento.


    X2  + x - 42  = 0  


           x1  = 6                    x2   = (-7)         ( pelo método de substituição  no retângulo:  x = 6)


    x2 + 2x - 39 = 0           x1  = 5,32      ( Descarta a raiz negativa)


    X2  + 2x - 89 = 0          x1  = 8           x2  (  - 10 )  Descarta a raiz negativa.


     


    Se o aluno apropriar de todos os conceitos ( regra de sinais, propriedade distributiva, resolução da Equação de 20  grau Bhaskara , fatoração e  outras formas. O método de substituição quando possível da mais concreto na solução da situação problema.


     


    Se o Professor conseguir que as habilidades e competências proposta na solução destas situações problemas , com certeza terá uma grande chance de aprender números complexos. ( as famosas raízes negativas).


    Obs: Sou PCNP ,  tentei fazer com maiores detalhes possível , pois venho trabalhando esta Situação de Aprendizagem em vários ATPCs e acompanhando os Professores em sala de aula no 9º Ano Ensino Fundamental e 1º Ano Ensino Médio  na recuperação contínua , esses conteúdos já foram trabalhado pelos professores mas os resultados na avaliações é muito baixo.


    Venho trabalhando com  os professores 9 º Ano E.F  do EM  1º , 2º e 3º Anos os indicadores demonstram que uma grande maioria continua com defasagens educacionais, com níveis de proficiência fora de sua série.


     
    Faça seu comentário, se possível faça a postagem da solução de uma das equações de 2º grau utilizando a sua didática em sala de aula , com certeza irei aprender/apropriar, com sua metologia, venho trabalhando com as áreas de exatas o compartilhamento com os professores  tem prazeiroso.
    Obs: Todos os Professores no ATPC sabiam resolver as questões propostas, mas tiveram dificuldade na transposição dos conhecimentos e habilidades,constução do conhecimento pelos alunos,  quando aplicado situações problemas semelhantes.
    Lembramos apenas "SUGESTÃO"
    Um abraço
    Tedorico Sergio Rodrigues de Souza


     


                                                                                 


     


                

    segunda-feira, 23 de julho de 2012