erça-feira, 23 de fevereiro de 2016
Desvio Padrão - Novaal montagem simplificada- Questão modificada para 1ª Avaliação Parcial. Etec André Bogasian Osasco - 1º B, D, F Logística e 2 D ETIM.
Prof. Teodorico Sergio Rodrigues de Souza – Etec André Bogasian - Osasco- Matemática E.M ETIM, - Logistíca e Adm. CFE - Cálculos Financeiros e Estatísticos , MKT – Marketing - LENI -
Atividade: Gráfico de Vendas- Ano 2016 – Porcentagem - Equação - Razão Gráfico de Coluna – Polígono – Setor /Pizza – Escala 1:10.000 – Vendas < 100 > 70 - Média – Variância e Desvio Padrão
Aluno: Agora é a sua vez
Ensino Técnico Logística –Cálculos Financeiros e Estatísticos - !º B, 1º D, 1º F.
Cálculos Financeiros e Estatísticos Adm. ETIm 2º D
Modelo para entrega do primeiros trabalho. Atividade para estudar para Avaliação Parcial: Gráfíco de vendas, Porcentagem , Média , Variância e Desvio Padrão
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Agora é a sua vez:
Atividade: Gráfico de Vendas- Ano 2014 – Mediana Simples - Gráfico de Coluna – Polígono – Setor /Pizza – Escala 1:10.000 – Vendas < 100 > 70 - Média – Variância e Desvio Padrão
Jan = 75 , Fev = 72, Mar = 74, Abr = 89, Mai = 91 – Jun = 78 Jul = 76 ,Ago = 80, Set = 84,
Out = 94, Nov = 82, Dez = 98.
Prof. Teodorico Sergio Rodrigues de Souza – Matemática E.M ETIM, - Logistíca e Adm. CFE - Cálculos Financeiros e Estatísticos , MKT – Marketing - LENI -
Competências
Analisar dados relacionados à matemática
financeira.
Identificar a relação entre as políticas
financeiras e a execução financeira no
processo.
Interpretar resultados estatísticos de acordo
com cada método
Habilidades
Utilizar dados internos e externos para a aplicação das variáveis que envolvem os sistemas de administração da produção.
Utilizar resultados estatísticos.
Levantar informações quantitativas e financeiras
sobre o desempenho do mercado, produtos,
custos e demais dados; visando apoiar o
processo de estudos mercadológicos e
econômicos.
Organizar informações e comparar dados dos
estudos com dados reais, preparando base para
análise pelas funções especializadas da
empresa.
Usar técnicas de manuseio de calculadora
financeira.
Fazer cálculos e construir tabelas.
Elaborar gráficos.
Produzir relatórios sobre os resultados das
pesquisas de desempenho do mercado
Desvio Padrão - Questão de Avaliação 1ª Avaliação Parcial modificada - 1º B, D, ,F e 2º C ETIM - Etec André Bogasian - Osasco.
ESVIO PADRÃO Clique...clique ..... Desvio Padrão.
Os estudos estatísticos referentes ao Ensino Fundamental abordam os temas ligados à moda, mediana e média aritmética na análise de dados em geral. Esses termos são responsáveis por uma análise superficial dos dados coletados. Caso seja necessário um diagnóstico mais complexo da situação, devemos utilizar a metodologia do Desvio Padrão.
Os conceitos teóricos envolvendo o Desvio Padrão somente serão trabalhados no Ensino Médio. A melhor metodologia na abordagem desse conteúdo envolve a análise de dados de uma determinada situação distribuídos em tabelas. Vamos apresentar uma sequência de estudos voltados para a melhor compreensão do conceito e aplicação do Desvio Padrão.
Um curso pré–vestibular é composto de duas salas com 15 alunos cada. O diretor desse curso necessita saber qual das turmas possui o melhor rendimento geral. Para isso criou as seguintes tabelas com a média anual das notas obtidas nos simulados realizados pelos alunos durante o ano vigente. Observe as tabelas:
Os estudos estatísticos referentes ao Ensino Fundamental abordam os temas ligados à moda, mediana e média aritmética na análise de dados em geral. Esses termos são responsáveis por uma análise superficial dos dados coletados. Caso seja necessário um diagnóstico mais complexo da situação, devemos utilizar a metodologia do Desvio Padrão.
Os conceitos teóricos envolvendo o Desvio Padrão somente serão trabalhados no Ensino Médio. A melhor metodologia na abordagem desse conteúdo envolve a análise de dados de uma determinada situação distribuídos em tabelas. Vamos apresentar uma sequência de estudos voltados para a melhor compreensão do conceito e aplicação do Desvio Padrão.
Um curso pré–vestibular é composto de duas salas com 15 alunos cada. O diretor desse curso necessita saber qual das turmas possui o melhor rendimento geral. Para isso criou as seguintes tabelas com a média anual das notas obtidas nos simulados realizados pelos alunos durante o ano vigente. Observe as tabelas:
A média aritmética das notas é calculada através da divisão entre o somatório das notas e o número de alunos. Observe que, pela média aritmética, não podemos determinar qual sala obteve o melhor aproveitamento, pois as médias foram idênticas. Para visualizar qual a turma com a melhor regularidade de notas será necessário calcular o Desvio Padrão. Veja o método para esse cálculo:
Vamos subtrair cada nota individual da média aritmética:
Alguns resultados obtidos possuem o sinal negativo, vamos elevar todos os valores da diferença ao quadrado, constituindo os valores chamados de variância. Veja:
A razão entre o somatório dos valores da variância e o número de alunos constitui a média da variância. O Desvio Padrão será calculado através da raiz quadrada dessa média. Observe:
Desvio Padrão da sala 1
DP = √2,8
DP = 1,67
Desvio Padrão da sala 2
DP = √0,76
DP = 0,87
Os resultados indicam que a sala 1 obtém notas 1,67 acima ou abaixo da média e a sala 2 notas 0,87 acima ou abaixo da média. Mostre aos alunos que a sala 2 possui alunos mais homogêneos, enquanto a sala 1 possui alunos mais heterogêneos.
Por Marcos Noé
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola
Fonte:
Desvio Padrão da sala 1
DP = √2,8
DP = 1,67
Desvio Padrão da sala 2
DP = √0,76
DP = 0,87
Os resultados indicam que a sala 1 obtém notas 1,67 acima ou abaixo da média e a sala 2 notas 0,87 acima ou abaixo da média. Mostre aos alunos que a sala 2 possui alunos mais homogêneos, enquanto a sala 1 possui alunos mais heterogêneos.
Por Marcos Noé
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola
Fonte: